Alterar localização

Você está prestes a alterar as configurações de localização de seu browser para credit-suisse.com.

*O país de origem encontra-se definido nas definições do seu browser e pode não corresponder à sua nacionalidade e/ou domicílio.

Uma visão neutra e atual de ações considerando o equilíbrio dos riscos

Uma visão neutra e atual de ações considerando o equilíbrio dos riscos

Reino Unido: Esta é uma Promoção Financeira. Apenas para fins informativos, esta apresentação não deve ser utilizada como base para decisões de investimento.

Mudamos a nossa perspetiva de ações globais de neutro para pouco atrativo. Embora continue lento, o crescimento está a revelar-se mais resiliente do que o previsto e os ganhos surpreenderam positivamente. Além disso, os bancos centrais estão agora a aproximar-se do fim do ciclo de restrição.

Depois de um forte desempenho em termos absolutos e relativos, deixámos de esperar que os serviços de comunicações superem o desempenho do MSCI World e passamos a ser neutros em relação a este setor.

Refletindo uma perspetiva mais equilibrada para o capital, a Comissão de Investimento do Credit Suisse alterou as suas expectativas de retorno para as ações globais, passando de não atrativas para neutras. Acreditamos que nos estamos a aproximar do pico das taxas de juro dos bancos centrais, tendo a Reserva Federal dos EUA, em particular, concluído o seu ciclo crescente, na nossa opinião. Além disso, o dinamismo da atividade industrial está a perder fôlego e os efeitos desfasados da subida das taxas de juro deverão conduzir a um novo abrandamento gradual do crescimento. No entanto, os mercados de trabalho ainda parecem fortes e a economia de serviços continua a ser uma fonte de vitalidade. Para além disso, as taxas de poupança continuam a ser elevadas (sobretudo fora dos EUA), apoiando o consumo. Além disso, a exposição às ações por parte dos investidores profissionais é reduzida, de acordo com os dados de posicionamento.

Resultados mais resilientes do que o previsto

Por conseguinte, os resultados poderão ser mais resistentes do que o previsto, como se viu nos resultados do primeiro trimestre. O crescimento combinado das vendas e dos ganhos por ação (GPA) no primeiro trimestre para o MSCI World situa-se agora em +3,6 % e +4,3 %, respetivamente, significativamente acima dos +2,0 % e -2,0 % previstos no início do período. É verdade que as expectativas para os resultados do primeiro trimestre eram baixas, mas a procura resiliente por parte dos consumidores e os progressos na redução de custos (especialmente nos setores tecnológicos) alimentaram surpresas positivas. A nível regional, a Europa teve um desempenho melhor do que os EUA, enquanto os setores financeiro, de consumo discricionário, industrial e de serviços de comunicação foram os principais impulsionadores. Em termos prospetivos, a orientação da empresa tem sido mista. Algumas empresas manifestaram a sua preocupação com o abrandamento do crescimento e a provável redução das despesas de consumo no futuro, enquanto outras manifestaram o seu alívio pelo facto de a inflação estar a abrandar e de os estrangulamentos na cadeia de abastecimento estarem a diminuir. Neste contexto, as estimativas de crescimento dos EPS para 2023 estabilizaram agora em cerca de 0 %, significativamente abaixo dos 8 % previstos no verão passado. Isto dá-nos alguma confiança de que o pior das revisões em baixa dos ganhos já passou. Por conseguinte, esperamos que as ações mundiais produzam rendimentos semelhantes aos do dinheiro e, assim, elevem o peso da classe de ativos para níveis estratégicos no contexto de uma carteira. As ações dos mercados emergentes são mantidas com níveis estratégicos.

Oportunidades de investimento em ações

Nos mercados desenvolvidos, preferimos a Suíça (defensiva e forte perspetiva de ganhos), Hong Kong (reabertura da China e avaliações atrativas) e serviços públicos (sector defensivo com fundamentos sólidos). A qualidade, ou seja, as empresas com uma elevada rendibilidade do capital próprio, um crescimento estável dos lucros e uma baixa alavanca financeira, continua a ser o nosso género de ações de eleição. Nos mercados emergentes, preferimos as ações chinesas (reabertura da China) e a América Latina, em particular o Brasil (Mudamos a nossa perspetiva de ações globais de neutro para avaliações atrativas). Nos setores, já não esperamos que os serviços de comunicação tenham um desempenho superior ao do MSCI World, após um forte desempenho absoluto e relativo desde a adoção das políticas a 9 de fevereiro de 2023.

Os indicadores históricos do desempenho e os cenários do mercado financeiro não são indicadores fiáveis do desempenho futuro.

Todos os investimentos envolvem algum nível de risco. O risco basicamente é a possibilidade de perder dinheiro ou de não o ganhar. Antes de investir, certifique-se de que compreende os riscos que se aplicam aos produtos. Como em qualquer investimento, pode perder dinheiro a qualquer momento.

Taxa de juro e riscos do crédito: A retenção do valor de uma obrigação depende da solvabilidade do Emitente e/ou Garante (conforme aplicável), que pode mudar ao longo do prazo da mesma. Em caso de incumprimento pelo Emitente e/ou Garante da obrigação, a obrigação, ou qualquer rendimento derivado da mesma, não estará garantida e poderá não receber nada ou menos que o investimento original.

Na medida em que estes materiais contêm declarações sobre o futuro, tais declarações são prospetivas e estão sujeitas a uma série de riscos e incertezas, não sendo uma garantia de resultados futuros.

Descubra os mais recentes insights de gestão de patrimônio

Monthly “90 seconds with” podcast

Podcast mensal “90 segundos com”: Setembro de 2023

Com o foco ainda na qualidade 

Ouça o podcast

Expertise mais recente em análise e investimentos

Saved to your collection