Alterar localização

Você está prestes a alterar as configurações de localização de seu browser para credit-suisse.com.

*O país de origem encontra-se definido nas definições do seu browser e pode não corresponder à sua nacionalidade e/ou domicílio.

Principais ideias de investimento para 2023 – atualização de julho

Principais ideias de investimento para 2023 – atualização de julho

Reino Unido: Esta é uma Promoção Financeira. Apenas para fins informativos, esta apresentação não deve ser utilizada como base para decisões de investimento.

À medida que avançamos para o segundo semestre do ano, o crescimento parece determinado a desacelerar, juntamente com a inflação. Isto pode levar a um ambiente do mercado com mais desafios. Após a forte recuperação do mercado de ações na primeira metade no ano, pensamos que os investidores precisam de ser seletivos. Identificamos sete Mensagens em Foco que podem constituir princípios orientadores para os investidores.

Na segunda metade

Quando entrámos em 2023, o consenso alargado era que o crescimento económico desacelerasse, a inflação diminuísse e os bancos centrais continuassem a aumentar as taxas de juros. A situação acabou por revelar-se mais complexa. Embora o crescimento tenha abrandado, a economia global mostrou-se muito mais resiliente do que muitos esperariam. E o mesmo se pode afirmar sobre a inflação. Esta diminuiu, mas a inflação subjacente, em particular, caiu mais lentamente do que muitos previam, forçando os bancos centrais a manter uma trajetória bastante agressiva.

Esta combinação de desaceleração do crescimento e taxas crescentes geralmente resultaria em mercados financeiros desafiantes, algo não muito diferente do que vimos em 2022. No entanto, aconteceu o oposto. Os mercados de ações registaram ganhos substanciais e as obrigações também tiveram um desempenho positivo.

O crescimento resiliente e as expectativas de um impacto limitado ajudaram a impulsionar o mercado; apesar de a maior parte do bom desempenho do mercado acionista ser reconhecidamente proveniente de um pequeno número de títulos ligados à inteligência artificial.

Após a recuperação, o mercado está atualmente a fixar preços com muito otimismo, o que eleva a fasquia para o resto do ano, em especial por o crescimento e a inflação aparentemente desacelerarem ainda mais. Esta situação é positiva para as obrigações, mas geralmente não para ações.

Oportunidades de elevada convicção – Mensagens em Foco da Vista da Casa

Como a conjuntura económica continua a ser desafiante e as avaliações do mercado acionista são elevadas, os investidores precisam de ser seletivos quando assumem riscos. As nossas principais ideias de investimento visam identificar as oportunidades relevantes.

Na nossa Vista da Casa, identificamos sete mensagens em foco que podem constituir princípios orientadores para os investidores. Introduzimos estas sete mensagens na atualização das Principais Ideias de Investimento do mês passado e estamos agora a contextualizá-las com os desenvolvimentos mais recentes do mercado.

Estas mensagens em foco são:

  1. Comprar títulos de qualidade
  2. Procurar um rendimento diversificado e duradouro
  3. Procurar ações retardatárias
  4. Posicionar-se contra a depreciação do dólar
  5. Diversificar com alternativas
  6. Investir em infraestrutura
  7. Ser sustentável

1. Comprar títulos de qualidade

Os dados económicos melhores que o previsto no primeiro semestre do ano, combinados com os aumentos das taxas diretoras, impulsionaram os rendimentos das obrigações, proporcionando aos investidores a oportunidade de aproveitar as taxas de juro elevadas.

Dada a queda da inflação e a ausência de uma recessão iminente, vemos oportunidades nos títulos da dívida pública de grau elevado (particularmente obrigações dos EUA e da Suíça), obrigações de grau de investimento e dívida financeira senior selecionada. As estratégias de rendimento fixo geridas ativamente podem ajudar os investidores a aproveitar toda a variedade de oportunidades.

2. Procurar rendimento diversificado e duradouro

Como os bancos centrais estão lentamente a aproximar-se do fim do seu ciclo de subida das taxas de juro, aproveitar um fluxo de rendimento duradouro está a ganhar cada vez mais interesse e relevância. Comprar títulos de elevada qualidade é uma forma de fazer isto, mas não a única. No rendimento fixo, um modo para encontrar um rendimento diversificado e duradouro reside nas obrigações de divisas fortes do mercado emergente, onde as valorizações ainda são apelativas.

O setor também deve beneficiar de requisitos de financiamento inferiores, dado que o dólar norte-americano está a desvalorizar. Nas ações, as defensivas que pagam dividendos são outra maneira de obter um rendimento duradouro. As ações que pagam dividendos geralmente têm um desempenho melhor que o mercado alargado em baixa, pois os dividendos tendem a ser menos voláteis que os lucros.

3. Procurar ações retardatárias

Os ganhos do mercado de ações no primeiro semestre do ano concentraram-se em algumas áreas, principalmente em empresas tecnológicas ligadas à inteligência artificial, enquanto o mercado alargado produziu ganhos moderados, na melhor das hipóteses. Com as avaliações de um desempenho superior agora exageradas e o crescimento a arrefecer ainda mais, prevemos que a diferença entre as líderes e as retardatárias da recuperação seja eliminada.

Os investidores devem proteger as suas participações e reequilibrar-se através destas ações retardatárias. Neste contexto, destacamos as ações dos mercados emergentes ou as abordagens setoriais que privilegiam os setores desfasados. Nos investidores com exposição às nossas Supertendências, isto significa favorecer as Supertendências das Alterações Climáticas e Infraestrutura.

4. Posicionar-se para a depreciação do USD

O USD beneficiou do ciclo de subida acentuada da taxa de juros da Reserva Federal. Isto está a chegar ao fim, numa altura em que esperamos que a economia dos EUA abrande significativamente e que os desequilíbrios macroeconómicos do país (dívida pública e défices da balança corrente elevados) pesem sobre as perspetivas do USD. Portanto, devemos procurar reduzir a exposição a esta divisa. Os investidores com o JPY, EUR, GBP ou CHF como moeda base devem fortalecer a sua predisposição nacional e considerar os investimentos em ouro.

5. Diversificar com alternativas

Os fundos de cobertura e os mercados privados oferecem oportunidades de diversificação para os investidores. Os fundos de cobertura, em particular, devem ajudar os investidores a construir uma carteira mais sólida durante as quedas do mercado e os períodos de incerteza económica. As soluções do mercado privado, como ações, crédito privado e imobiliário privado, podem ajudar na obtenção de rendimento e no crescimento da riqueza de uma forma mais estratégica.

6. Investir em infraestrutura

Os ativos reais têm sido um foco na atual conjuntura de inflação persistentemente elevada. A infraestrutura representa um ativo real que há muito integra as nossas Supertendências de elevada convicção. A inflação e o crescimento futuro mais lento não prejudicaram os planos de despesa em áreas-chave ligadas à modernização das infraestruturas e ao apoio à transição líquida zero, duas áreas que receberam um apoio substancial dos governos dos EUA e da Europa.

Também é interessante para os investidores é o facto de as infraestruturas frequentemente recorrerem a contratos de longo prazo ligados à inflação. As ações industriais e as empresas ligadas ao setor automóvel também devem continuar a beneficiar deste desenvolvimento.

7. Ser sustentável

Defendemos o investimento sustentável no contexto do nosso conjunto integrado de ideias de multiativos ESG e acreditamos que os investimentos verdes, os compromissos de descarbonização e a regulamentação irão continuar a impulsionar o investimento sustentável. As obrigações sustentáveis, os líderes de ESG e os pioneiros da transição oferecem oportunidades interessantes.

Os indicadores históricos de desempenho e os cenários do mercado financeiro não são indicadores fiáveis do desempenho futuro.

Todos os investimentos envolvem algum nível de risco. O risco basicamente é a possibilidade de perder dinheiro ou de não o ganhar. Antes de investir, certifique-se de compreender os riscos que se aplicam aos produtos. Como em qualquer investimento, pode perder dinheiro a qualquer momento.

Na medida em que estes materiais contêm declarações sobre o futuro, tais declarações são prospetivas e estão sujeitas a uma série de riscos e incertezas, não sendo uma garantia de resultados futuros.

Descubra os mais recentes insights de gestão de patrimônio

Monthly “90 seconds with” podcast

Podcast mensal “90 segundos com”: Setembro de 2023

Com o foco ainda na qualidade 

Ouça o podcast

Expertise mais recente em análise e investimentos

Saved to your collection