Alterar localização

Você está prestes a alterar as configurações de localização de seu browser para credit-suisse.com.

*O país de origem encontra-se definido nas definições do seu browser e pode não corresponder à sua nacionalidade e/ou domicílio.

Principais ideias de investimento para 2023 – Atualização de agosto

Sete formas de atualizar a sua carteira

Reino Unido: Esta é uma Promoção Financeira. Apenas para fins informativos, esta apresentação não deve ser utilizada como base para decisões de investimento.

  • A economia tem-se mostrado mais resistente do que o previsto. Estamos agora mais confiantes de que a subida das taxas não causará uma recessão nos EUA nos próximos 12 meses.
  • No entanto, como o ambiente económico permanece fluido e os participantes no mercado continuam a reavaliar as expetativas, pensamos que os investidores ainda precisam de ser seletivos. Identificamos sete Mensagens em Foco que podem constituir princípios orientadores.

Quando os elefantes dançam

Há um ditado que diz: “quando os elefantes dançam, são os ratos que ficam nervosos.” Desde o primeiro trimestre de 2022, não foram os elefantes, mas os bancos centrais que entraram na pista de dança com novos movimentos. Após várias décadas de descida das taxas de juro, os bancos centrais alteraram a situação devido ao aumento da inflação. A Reserva Federal dos EUA (Fed) e outros bancos centrais iniciaram o que viria a ser o ciclo de subida de taxas mais rápido de que há registo. Esta situação teve um impacto profundo nos mercados financeiros, com os mercados de ações e obrigações a sofrerem correções significativas em 2022.

Os mercados começaram a recuperar em 2023, mas a maior parte das ações e obrigações registaram recuos recentes, impulsionados pelas expetativas de que as taxas do banco central deverão manter-se elevadas durante mais tempo. Embora se trate, de facto, de um desafio, gostaríamos de salientar que a situação geral melhorou para os investidores em relação a alguns meses atrás. Atualmente, é justo dizer que a economia é mais resistente do que o previsto, o que justifica as novas expetativas de taxas elevadas por mais tempo. Contudo, é importante referir que as estimativas de rendimentos estão a melhorar e os salários reais estão a crescer novamente nos EUA. Estamos agora mais confiantes de que a subida das taxas não causará uma recessão nos EUA nos próximos 12 meses. O crescimento na China foi dececionante, mas não ao ponto de alterar o panorama global. De facto, pode ajudar a reduzir a inflação nos mercados desenvolvidos.

Como resultado, temos uma perspetiva de risco-recompensa mais equilibrada para as ações e mudámos a classe de ativos de menos preferida para neutra. As obrigações continuam a ser a nossa classe de ativos preferida, devido à descida da inflação e ao facto de os bancos centrais estarem a aproximar-se do fim do ciclo de subida das taxas.

Oportunidades de elevada convicção – Mensagens em Foco da House View

À medida que a conjuntura económica se mantém fluida e os participantes no mercado continuam a reavaliar as expectativas quanto à trajetória futura das taxas de juro, os investidores devem manter-se seletivos quanto à assunção de riscos. As nossas principais ideias de investimento visam identificar as oportunidades relevantes. Na nossa House View, identificamos sete Mensagens em Foco que podem constituir princípios orientadores para os investidores. Apresentámos estas sete mensagens nas principais ideias de investimento de junho e, desde então, temos vindo a atualizá-las regularmente. Na última iteração, e no contexto da recente evolução do mercado, as Mensagens em Foco são:

  • Gerir a liquidez quando as taxas registam um pico
  • Investir em obrigações de qualidade e em rendimentos diversificados
  • Procurar ações retardatárias
  • Posicionar-se para a depreciação do USD
  • Diversificar com alternativas
  • Investir em infraestrutura
  • Ser sustentável

Gerir a liquidez quando as taxas registam um pico

Esta é uma nova mensagem, uma vez que a gestão da liquidez está a tornar-se mais importante à medida que nos aproximamos do fim do ciclo das taxas de juro. Nos mercados desenvolvidos, as taxas de juro estão a atingir o seu máximo, à medida que a inflação se aproxima dos objetivos dos bancos centrais. Por isso, os investidores devem refletir ativamente sobre a forma de otimizar os rendimentos das suas participações em numerário, enquanto ainda estiverem disponíveis taxas de juro atrativas. Normalmente, os investidores detêm uma carteira de liquidez equivalente a dois a cinco anos dos levantamentos líquidos previstos da carteira. Uma combinação de depósitos a prazo fixo, uma escada de obrigações e estratégias de investimento estruturado selecionado também pode ajudar a otimizar os rendimentos e gerir considerações de liquidez. Os ativos que excedam dois a cinco anos de levantamentos previstos devem ser investidos numa gama diversificada de ativos financeiros de mais longa duração.

Investir em rendimentos duradouros e diversificados

Esta mensagem foi modificada, combinando a anterior “comprar obrigações de qualidade” com a “procurar rendimento diversificado e duradouro”. O objetivo desta mensagem é manter altas taxas de juros a longo prazo e investir em estratégias que proporcionem um fluxo de renda a longo prazo. Graças a dados económicos surpreendentemente robustos, os rendimentos das obrigações aumentaram, proporcionando aos investidores uma boa oportunidade para manter as taxas atualmente elevadas durante um período prolongado. No rendimento fixo, gostamos de oportunidades no segmento de duração de cinco a dez anos em obrigações de grau elevado (governamentais), grau de investimento (incluindo dívida financeira sénior selecionada) e obrigações sustentáveis. A exposição a estratégias de rendimento geridas ativamente e a investimentos estruturados geradores de rendimento (por exemplo, em ações pagadoras de dividendos) pode contribuir para que os investidores tirem partido da amplitude das oportunidades.

Procurar ações retardatárias

Atualmente, temos uma perspetiva global equilibrada sobre as ações globais. As avaliações são elevadas, mas os dados económicos dos mercados desenvolvidos revelaram-se melhores do que o esperado e a IA oferece otimismo a longo prazo. Dado que os ganhos do mercado acionário foram relativamente concentrados este ano, vemos oportunidades em ações, mercados e sectores que ficaram para trás. Nas ações dos EUA, preferimos os índices ponderados por igual aos índices ponderados por capitalização. A nível regional, gostamos das ações dos mercados emergentes e, em particular, da Índia. Por estilo, continuamos a preferir o valor ao crescimento. Devido às perspetivas de retorno mais equilibradas para as ações em geral, já não destacamos Supertendências específicas nesta mensagem.

Posicionar-se para a depreciação do USD

O dólar recuperou terreno nas últimas semanas, mas vemos uma subida limitada a partir daqui, dadas as elevadas valorizações e o facto da Fed se estar a aproximar de um pico das taxas de juro. Os investidores com participações excessivas em dólares devem, portanto, considerar a venda da moeda em alta em troca de rendimentos. Temos preferência pelo euro, pela coroa norueguesa e pelo dólar australiano. Tornámo-nos neutros em relação ao iene japonês.

Diversificar com alternativas

Complementar as carteiras tradicionais de obrigações e ações com uma afetação a alternativas pode ajudar a diversificar as carteiras e potencialmente aumentar os rendimentos. Os hedge funds podem gerar rendimentos mesmo em mercados pouco dinâmicos. Por outro lado, os mercados privados oferecem uma grande variedade de oportunidades para obter rendimentos e aumentar a riqueza ao longo do tempo, nomeadamente em participações privadas, crédito privado e imobiliário.

Investir em infraestrutura

As empresas e os governos têm vindo a concentrar os seus planos de despesa em áreas-chave ligadas à modernização das infraestruturas e ao apoio à transição para o carbono zero, dois motores de crescimento secular que beneficiam de um apoio político substancial nos EUA e na Europa. Pensamos que as ações industriais globais deverão continuar a beneficiar desta dinâmica a curto prazo, enquanto as afetações a mais longo prazo a infraestruturas e tecnologias verdes também parecem bem posicionadas neste contexto. Os ativos ligados a infraestruturas também funcionam frequentemente com contratos de longo prazo indexados à inflação.

Ser sustentável

Os investimentos ecológicos, os compromissos de descarbonização, o sentimento dos consumidores e a regulamentação continuarão a ser fatores determinantes para o investimento sustentável. Gostamos de obrigações sustentáveis, líderes ambientais, sociais e de governação (ESG) e empresas inovadoras que conseguem fazer mais com menos, incluindo no que diz respeito à eficiência energética e hídrica. Também consideramos que existem oportunidades para ganhar exposição a temas sustentáveis, como a saúde e o clima, através de fundos de retorno absoluto e veículos do mercado privado.

Em consequência da recente fusão com o UBS Group AG, aperfeiçoámos as nossas perspetivas de investimento em várias classes de ativos, formando agora a nossa House View combinada. Diferentemente do que sucedia no passado, quando as nossas perspetivas de investimento eram formadas exclusivamente pelas análises dos nossos especialistas em estratégias de investimento e analistas de investigação, adotámos uma abordagem integradora e alargámos o nosso horizonte intelectual, passando de três a seis meses para 12 meses. No nosso esforço contínuo para fornecer informações da mais alta qualidade, a nova trajetória das opiniões de investimento será elaborada pela confluência de conhecimentos dos profissionais de investimento do UBS e do Credit Suisse. Esta fusão de competências destina-se a melhorar a sua compreensão e a proporcionar-lhe uma perspetiva ainda mais sólida e diversificada do panorama de investimento em constante evolução. Esperamos partilhar convosco esta perspetiva aperfeiçoada e agradecemos a vossa contínua leitura e envolvimento.

Os indicadores históricos do desempenho e os cenários do mercado financeiro não são indicadores fiáveis do desempenho futuro.

Todos os investimentos envolvem algum nível de risco. O risco basicamente é a possibilidade de perder dinheiro ou de não o ganhar. Antes de investir, certifique-se de que compreende os riscos que se aplicam aos produtos. Como em qualquer investimento, pode perder dinheiro a qualquer momento.

Taxa de juro e riscos do crédito: A retenção do valor de uma obrigação depende da solvabilidade do Emitente e/ou Garante (conforme aplicável), que pode mudar ao longo do prazo da mesma. Em caso de incumprimento pelo Emitente e/ou Garante da obrigação, a obrigação, ou qualquer rendimento derivado da mesma, não estará garantida e poderá não receber nada ou menos que o investimento original.

Na medida em que estes materiais contêm declarações sobre o futuro, tais declarações são prospetivas e estão sujeitas a uma série de riscos e incertezas, não sendo uma garantia de resultados futuros.

Descubra os mais recentes insights de gestão de patrimônio

Monthly “90 seconds with” podcast

Podcast mensal “90 segundos com”: Setembro de 2023

Com o foco ainda na qualidade 

Ouça o podcast

Expertise mais recente em análise e investimentos

Saved to your collection